Stay Informed

Your go-to source for the latest trends impacting gender justice and women’s rights around the world

Se não lutarmos juntes, vamos chorar juntes.

Picture of an African woman in a field, wearing her locs in a bun. She is holding her right fist up, and on each knuckle as well as her chin there are stripes with the colors of the pride flag.

Hoje, acordei com a horrível notícia de uma nova lei em Uganda que proíbe e criminaliza qualquer pessoa que se identifique como LGBTQIA+. Como uma lésbica africana que foi forçada a deixar seu país de origem devido à homofobia generalizada, essa notícia me atingiu em cheio. Trouxe de volta lembranças do medo e da incerteza que senti quando percebi que não podia mais viver em meu próprio país.

A homofobia em Uganda não é um problema novo. Em 2013, um projeto de lei foi apresentado no parlamento que imporia a pena de morte para a homossexualidade. Embora o projeto de lei tenha sido eventualmente derrubado, o sentimento por trás dele ainda persiste. Indivíduos LGBTQIA+ em Uganda ainda enfrentam discriminação, violência e perseguição.

Lembro-me do medo que senti ao andar nas ruas com meus amigues, sabendo que eu era identificada como uma mulher atraída por mulheres. Essas eram as mesmas ruas onde aprendi a andar quando era criança. Eu sabia que não podia estar com ninguém sem colocá-los em risco, e que não podia ser eu mesma sem arriscar tudo. Quando finalmente tomei a decisão de deixar meu país, não foi uma decisão fácil. Tive que deixar para trás minha amada, minha língua, meu modo de vida inteiro e tudo o que era meu lar.

Como pessoas LGBTQIA+ africanas, do SWANA - Ásia Ocidental e Norte Africana - e do Sul Global em geral, estamos cansadas ​​de ter que deixar nossas comunidades, culturas e terras natais para simplesmente sobreviver. Estamos cansadas ​​de ter que aprender novas línguas coloniais e assimilar em culturas coloniais que promovem o individualismo e o auto-ódio. Estamos cansadas ​​de processos de asilo que retraumatizam e desumanizam. Estamos cansadas ​​de sermos reduzidas a estudos de caso e campos de pesquisa para acadêmicos e estatísticas para financiadores, em vez de sermos vistas como seres humanos que somos.

O deslocamento forçado ou a imigração por instinto de sobrevivência não é uma escolha, mas uma necessidade. Não devemos ter que sacrificar nossas identidades e comunidades para existir. É hora da comunidade internacional de direitos humanos se levantar contra os atores anti-direitos que estão fortalecendo governos conservadores e as recentes proibições anti-LGBTQIA+ em Uganda, as recentes prisões arbitrárias e prisões de ativistas em Burundi,, em outros países africanos e além.

A aprovação desta nova lei é um golpe devastador para a comunidade LGBTQIA+ em Uganda. Significa as pessoas terão que viver com medo, escondendo suas verdadeiras identidades do mundo, e que serão criminalizados simplesmente por existirem.

A luta pelos direitos LGBTQIA+ não é fácil - mas é necessária. Devemos nos unir como uma comunidade global, apoiar as pessoas LGBTQIA+ em Uganda e exigir que seus direitos humanos básicos sejam respeitados. Devemos ouvir suas histórias, amplificar suas vozes e trabalhar para criar um mundo onde cada pessoa seja livre para ser quem é. Pessoalmente, não posso e não podemos ficar de braços cruzados e assistir a isso acontecer.

Se não lutarmos juntes, vamos chorar juntes.

Vamos lamentar as vidas perdidas para a violência e discriminação, os sonhos e aspirações que nunca foram realizados. Vamos lamentar o futuro que poderia ter sido.

Podemos criar um futuro melhor, onde todes possam ser livres para ser quem são sem medo de perseguição. Devemos nos unir, levantar nossas vozes e lutar pelas mudanças que queremos. Somente assim podemos co-criar um mundo onde cada pessoa, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, possa viver livremente e sem medo.

Category
Analysis
Region
Africa
Source
AWID