Picture of an African woman in a field, wearing her locs in a bun. She is holding her right fist up, and on each knuckle as well as her chin there are stripes with the colors of the pride flag.

Se não lutarmos juntes, vamos chorar juntes.

Picture of an African woman in a field, wearing her locs in a bun. She is holding her right fist up, and on each knuckle as well as her chin there are stripes with the colors of the pride flag.

Hoje, acordei com a horrível notícia de uma nova lei em Uganda que proíbe e criminaliza qualquer pessoa que se identifique como LGBTQIA+. Como uma lésbica africana que foi forçada a deixar seu país de origem devido à homofobia generalizada, essa notícia me atingiu em cheio. Trouxe de volta lembranças do medo e da incerteza que senti quando percebi que não podia mais viver em meu próprio país.

A homofobia em Uganda não é um problema novo. Em 2013, um projeto de lei foi apresentado no parlamento que imporia a pena de morte para a homossexualidade. Embora o projeto de lei tenha sido eventualmente derrubado, o sentimento por trás dele ainda persiste. Indivíduos LGBTQIA+ em Uganda ainda enfrentam discriminação, violência e perseguição.

Lembro-me do medo que senti ao andar nas ruas com meus amigues, sabendo que eu era identificada como uma mulher atraída por mulheres. Essas eram as mesmas ruas onde aprendi a andar quando era criança. Eu sabia que não podia estar com ninguém sem colocá-los em risco, e que não podia ser eu mesma sem arriscar tudo. Quando finalmente tomei a decisão de deixar meu país, não foi uma decisão fácil. Tive que deixar para trás minha amada, minha língua, meu modo de vida inteiro e tudo o que era meu lar.

Como pessoas LGBTQIA+ africanas, do SWANA - Ásia Ocidental e Norte Africana - e do Sul Global em geral, estamos cansadas ​​de ter que deixar nossas comunidades, culturas e terras natais para simplesmente sobreviver. Estamos cansadas ​​de ter que aprender novas línguas coloniais e assimilar em culturas coloniais que promovem o individualismo e o auto-ódio. Estamos cansadas ​​de processos de asilo que retraumatizam e desumanizam. Estamos cansadas ​​de sermos reduzidas a estudos de caso e campos de pesquisa para acadêmicos e estatísticas para financiadores, em vez de sermos vistas como seres humanos que somos.

O deslocamento forçado ou a imigração por instinto de sobrevivência não é uma escolha, mas uma necessidade. Não devemos ter que sacrificar nossas identidades e comunidades para existir. É hora da comunidade internacional de direitos humanos se levantar contra os atores anti-direitos que estão fortalecendo governos conservadores e as recentes proibições anti-LGBTQIA+ em Uganda, as recentes prisões arbitrárias e prisões de ativistas em Burundi,, em outros países africanos e além.

A aprovação desta nova lei é um golpe devastador para a comunidade LGBTQIA+ em Uganda. Significa as pessoas terão que viver com medo, escondendo suas verdadeiras identidades do mundo, e que serão criminalizados simplesmente por existirem.

A luta pelos direitos LGBTQIA+ não é fácil - mas é necessária. Devemos nos unir como uma comunidade global, apoiar as pessoas LGBTQIA+ em Uganda e exigir que seus direitos humanos básicos sejam respeitados. Devemos ouvir suas histórias, amplificar suas vozes e trabalhar para criar um mundo onde cada pessoa seja livre para ser quem é. Pessoalmente, não posso e não podemos ficar de braços cruzados e assistir a isso acontecer.

Se não lutarmos juntes, vamos chorar juntes.

Vamos lamentar as vidas perdidas para a violência e discriminação, os sonhos e aspirações que nunca foram realizados. Vamos lamentar o futuro que poderia ter sido.

Podemos criar um futuro melhor, onde todes possam ser livres para ser quem são sem medo de perseguição. Devemos nos unir, levantar nossas vozes e lutar pelas mudanças que queremos. Somente assim podemos co-criar um mundo onde cada pessoa, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, possa viver livremente e sem medo.

Category
Analysis
Region
Africa
Source
AWID